sexta-feira, 16 de abril de 2010

Bolo de Chocolate

5 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena mal cheia de água a ferver
1 colher de chá de fermento


Batem-se as gemas com o açúcar até ficar cremoso, junta-se a farinha, o óleo, o chocolate, o fermento e a água a ferver, bate-se tudo.
Á parte batem-se as claras, de forma a ficarem em castelo, depois de batidas mistura-se com uma colher ao resto dos ingredientes com cuidado, sem esmagar, pois este é o segredo para o bolo ficar fofo.
Unta-se uma forma com manteiga, ou óleo (o óleo é mais prático e higiénico, pois não temos que barrar com as mãos) e polvilha-se com farinha, vai ao forno 45 minutos, a cerca de 190º e para verificar se já está pronto, espete o bolo com um palito, se não vier restos de bolo cru agarrados é porque já está pronto.

Bom apetite!

domingo, 11 de abril de 2010

Sushi

Para amantes de Sushi como eu, mas que não se podem dar ao luxo de ir todos os dias comer fora pois não é muito económico, aqui fica uma receita de como fazer Sushi.

Arroz:
Arroz de Sushi: 900g
Água: 1L

Para o vinagre do arroz:
125ml de Vinagre de arroz
1 colher de sopa de açucar
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de molho de soja

Lavar o arroz até que a água saia limpa. Misturar o arroz e a água numa caçarola e deixar cozer em lume brando por 10 min.
Apague-se o lume e deixa-se repousar por 20 min.
Á parte faz-se o vinagre do arroz misturando todos os ingredientes num tacho, aquecendo-os até se dissolverem.
Passar por água fria um recipiente fundo de preferência de madeira, antes de colocar lá dentro o arroz quente. Deitar o vinagre de arroz preparado no arroz com a ajuda de uma colher de madeira larga para que fique bem distribuido. Misturar o vinagre com o arroz, sem achatar o arroz, esperar até que o arroz arrefeça.

Alimentos possiveis para confecionar sushi:
Delícias do mar, morango, manga, cebolinho verde, sementes de cézamo, ovas, peixes (atum, robalo, salmão, pargo, linguado), folha de alga marinha ou (nori).

Para a confecção deste prato comprei alguns ingredientes nomeadamente o arroz para sushi, a alga marinha e a esteira de bambu numa loja asiática de produtos alimentares na praça da república nº103, Porto.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Esparguete com molho de tomate

A primeira receita que vou publicar, é muito simples e rápida de se fazer, ideal para quem chega esfomeado a casa e não tem tempo para grandes cozinhados.

Esparguete com molho de tomate
Receita para 4 pessoas:



210g de polpa de tomate
Esparguete
4 Alhos
Fiambre
Manjericão, sal e azeite q.b.


Esparguete
Numa panela, colocar o esparguete, pitada de sal e fio de azeite. Deixar cozer 15 min, depois de cozida escorrer a água e reservar.

Molho
Moer 4 alhos, e fritá-los em azeite, depois de ficarem bem douradinhos,  juntar 210g de polpa de tomate, 1 copo de água, sal e manjericão q.b.
Cortar fiambre aos bocadinhos, e juntar ao molho, esperar 10min e já está pronto.

Serve-se a massa, e cada qual coloca a quantidade desejada de molho por cima da massa.
Bom apetite!